Tecnica
A negociação está presente diariamente na vida do ser humano, como por exemplo: casa-se, comprar um imóvel, começar em um emprego novo, participar de um investimento, etc.
Negociação é o processo onde duas ou mais pessoas/partes entram em um acordo capaz de satisfazer os interesses de ambas. Tem como etapas inicias a análise; que refere-se à coleta de informações sobre o caso a ser negociado, o planejamento; onde gera-se ideias e gerencia-se ações, e a discussão; onde os indivíduos comunicam-se entre si para chegar em um acordo.
Podemos classificar a negociação como:
• GANHA x PERDE ou PERDE x GANHA, onde o resultado favorece apenas uma das partes, podendo gerar muitos conflitos mais pra frente.
• PERDE x PERDE, onde ambas as partes saem perdendo por não chegarem a um acordo.
• GANHA x GANHA, onde todos ganham e com isso abrem portas para futuras negociações.
Uma negociação é composta por entradas e saídas. Entrada é a parte que estimula a negociação (interesses comuns, valores pessoais, relacionamento humano, etc.) e a saída é a consequência da mesma (satisfação da necessidade, conquista, acordo, etc.), ou seja, a resposta. Um exemplo simples é numa negociação de compra e venda, onde a “entrada” é o vendedor e “saída” o cliente.
Para ser um bom negociador é preciso saber ouvir sabiamente, ter uma comunicação clara e correta, movimento corporal e gestual no processo de persuasão, ser respeitoso, integro, justo, responsável, digno de confiança, ter senso de humor, autodisciplina, paciente, flexível, saber lidar com as diferenças e distanciar a relação