Gramtica 20140922022719
925 palavras
4 páginas
Gramática da LínguaPortuguesa
Prof. Ms. Rozana Castilho Dias da Silva
"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.
Professor, assim, não morre jamais..."
Rubem Alves
GRAMÁTICA
GRAMÁTICA é uma palavra de origem grega formada a partir de grámma, que quer dizer letra. Originalmente, Gramática era o nome das técnicas de escrita e leitura.
Posteriormente, passou a designar o conjunto das regras que garantem o uso modelar da língua a chamada Gramática normativa, que estabelece padrões de certo e errado para as formas do idioma. Gramática também é, atualmente, a descrição científica do funcionamento de uma língua. Nesse caso, é chamada de Gramática descritiva.
GRAMÁTICA
Gramática Normativa: estuda os fatos
da língua padrão. Prioriza a escrita e atribui pouca importância à linguagem oral. Dita as normas do bem falar e escrever. Busca a homogeneidade padronizada e despreza a heterogeneidade dialetal num ensino dirigido à elite.
GRAMÁTICA
Gramática
Descritiva: é a que descreve e registra para uma determinada variedade da língua em um dado momento de sua existência as unidades e categorias linguísticas existentes. Trabalha com qualquer variedade da língua. Tenta explicar o mecanismo da língua, construindo hipóteses sobre o seu funcionamento.
GRAMÁTICA
Gramática Internalizada: é o conjunto
de regras que é dominado pelos falantes e que lhes permite o uso normal da língua. Objetivos de ensino de
Língua Portuguesa
ensinar sobre a língua, formando pessoas que
são capazes de analisar a língua, analistas da língua que têm conhecimento teórico sobre a mesma; B) ensinar a língua, formando usuários competentes da língua, isto é, pessoas que sabem usar a língua em diferentes variedades da mesma, de modo adequado a cada situação de interação comunicativa.
O
que se pretende prioritariamente, portanto, é desenvolver a competência comunicativa do aluno,