A globalização
Desde 1970 começou ser utilizado o termo de globalização que se refere à interdependência de todos os povos e economias do globo terrestre. Onde ocorre uma integração em caráter econômico, cultural, político e social entre todos os países. É através deste processo que as pessoas, os governos e as empresas realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais por toda parte do planeta. A aldeia global nada mais que a facilidade das informações chegarem a quase todas as pessoas de forma rápida e eficiente e tornando-se a terra aparentemente menor, ou seja, como não houvesse uma distancia entre as pessoas nas diversas regiões do planeta.
Houve um enorme desenvolvimento: nos transportes, nos meios de comunicações, nas trocas de comerciais entre os países entre outros.
Os dois importantes símbolos da globalização são a internet (rede mundial de computadores e informações) e o sistema financeiro internacional (os investimentos no exterior, principalmente as compras e vendas de ações de empresas, que vai deixando de ser nacional passando a se tornar planetária).
Globalização Econômica
Dependendo do nível de desenvolvimento e interação dos vários países envolvidos nesse comércio internacional. E os maiores beneficiados são os países com grande economia de exportação, com um mercado forte e cada vez maior mundialmente.
Com abertura das fronteiras os mercados podem financiar e os de câmbio se comunicam facilmente. Buscando lucros fáceis e rápidos, e que o capital circule por toda a parte do globo. Um processo pelo qual expande o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer.
E sua forma de interação econômica acontece na seguinte maneira: A zona de livre comércio (redução das tarifas); união aduaneira (tarifa externa); mercado Comum (circulação de bens e serviços) e a união monetária (estagio mais avançado do processo de formação de blocos econômicos).
Globalização Financeira
A Tecnologia de