A globalização e a desintegração dos países socialistas
O Socialismo é um sistema político, econômico e social que foi desenvolvido a partir da idéia de igualdade. Esse regime foi empregado pela União Soviética e visava o poder do Estado sobre todos os bens. No conceito do Socialismo, não há propriedade privada e a produção deveria ser igualmente distribuída entre a população.
O capitalismo é o sistema sócio-econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: a polícia, o exército e as cortes de lei.
O capitalismo, sendo o único sistema que permite o homem viver de acordo com a sua natureza, isto é, tendo a liberdade para usar a sua faculdade racional e tomar ações de acordo com o que pensa, é o único sistema social moral. O capitalismo também é o que proporciona, sem nenhuma comparação, a maior prosperidade para o maior número de pessoas, mas isto é somente uma consequência do acima.
Quadro comparativo entre o capitalismo e o socialismo
CAPITALISMO SOCIALISMO
Economia de mercado – jogo entre oferta e procura – busca do lucro Economia planificada – procura atender as necessidades sociais
Propriedade privada dos meios de produção Propriedade estatal dos meios de produção Duas classes sociais: burguesia e proletariado Propriedade estatal dos meios de produção O declínio do feudalismo na Baixa Idade Média deu lugar a um novo sistema sócio-econômico que vai se delinear e se transformar ao longo dos séculos seguintes, ao mesmo tempo em que passa a agir como elemento de construção e modificação do espaço mundial: o capitalismo.
A Guerra Fria foi uma situação extremamente estável, ainda que não pareça. Dois blocos de poder, representando conceitos de organização social opostos, lutavam pela supremacia; porém, cada lado respeitava os interesses vitais do