Globalização
Nome:Vitor Kaefer e Gabriel G.
Turma: 82
Data: 8/5/14
Matéria: Geografia
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre a globalização.
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, e ou como alguns falam, uma aldeia global.
Conceito
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias.
A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios, até então restritos ao mercado interno para mercados distantes e emergentes.
Origem
O complexo fenômeno da globalização teve início na; Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.
As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram muito importantes para a construção de um mundo globalizado.
Fases
A primeira fase da globalização, ou primeira globalização, é dominada pela expansão mercantilista (de 1450 a 1850) da economia-mundo européia. A segunda fase, ou segunda globalização, que vai de 1850 a 1950 é caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista.
E por último, a globalização recente, acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente. A aliança entre o liberalismo e o comunismo seguido da guerra fria onde o liberalismo norte-americano rivaliza-se com o comunismo soviético.
Pontos Positivos
O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na