A Globalização e a Arquitectura Contemporânea
Analisada pelo lado económico-financeiro, o conceito de globalização nasceu em meados da década de 1980, onde veio a substituir conceitos como internacionalização e trans-nacionalização, a globalização teve como objectivo a integração a nível mundial das relações económicas e financeiras, tendo como pólo dominante os Estados Unidos.
A globalização é um processo de interacção e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo esse impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação.
Este processo tem efeitos sobre o ambiente, cultura, sistemas políticos, desenvolvimento económico e prosperidade. Contudo se voltarmos no tempo podemos analisar que é uma prática muito antiga. A humanidade desde o início de sua existência vem evoluindo, passou de uma simples família para tribos, depois foram formadas as cidades-estado, nações e hoje com a interdependência de todos os povos do nosso planeta, chegamos a um fenómeno natural, denominado de "aldeia global".
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, económica e comercial.
A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois factores, as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
Esta onda actual de globalização tem sido impulsionada pelas políticas que abriram as economias nacional e internacionalmente. Desde a Segunda Guerra Mundial e especialmente durante as últimas décadas, muitos governos têm adoptado sistemas económicos de mercado livre, aumentando substancialmente o seu potencial produtivo e criando inúmeras novas oportunidades para o comércio internacional e investimento.
O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal factor a modernização dos