A globalização e seus impactos na economia
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS
COMO ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS DA ECONOMIA
MUDANÇAS NAS REGRAS DO JOGO DA MACROECONOMIA
A GRANDE MUDANÇA
AS FACES DA GLOBALIZAÇÃO
PÓS E CONTRAS
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Na atualidade, vivemos o aprofundamento da inovação da globalização, onde indústria e conhecimento espalham-se por todos os cantos do planeta. Todas as nações são dependentes umas das outras, porém esse movimento não é atual, ele iniciou-se no século XVII e acelerou no século XIX.
Esse movimento de evolução tecnológica e Interdependente de mercado faz que as mudanças sejam cada vez mais rápidas e essas cada vez mais fortes geram uma necessidade de acompanhamento do capital humano nos países em especial nos países em desenvolvimento para conseguirem acompanhar o nível de concorrência Internacional.
O Brasil encontrava-se em meio a esse turbilhão de mudanças globais e além de receber os bônus, também sofreu com o ônus dessas mudanças. A economia brasileira necessita adaptar a realidade atual para ser competitivo no mundo globalizado
O presente trabalho tem por objetivo verificar de forma superficial os impactos da abertura comercial e da evolução tecnológica no mercado de trabalho do Brasil e analisar a sua evolução após a abertura comercial do país na década de 90 até os dias de hoje, conforme as visões de diferentes autores.
A compreensão do mundo globalizado permite desvendar a natureza das transformações econômicas, sociais e políticas da natureza da atualidade. Porém devemos ter cautela para não usarmos globalização como uma palavra mágica que explica tudo e qualquer coisa. Isso porque a globalização interage com as realidades nacionais e locais, alterando a sua forma de relacionamento com o mundo externo, mas sem eliminar as suas características peculiares.
A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS
O mundo passa por mudanças drásticas, onde distâncias que até ontem eram