Globaliza O E A Distribui O De Renda
RESUMO
Entende-se como globalizaçãoo conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial notáveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum em várias vertentes como: econômica,social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado. O presente trabalho abordará o impacto que a globalização causa sobre a distribuição de renda, com base nos autores Robert Hunter Wade e Paulo Roberto Almeida.
Palavras-chave: Globalização; Desigualdade;Renda
1 INTRODUÇÃO
O tema da globalização tem ocupado cada vez mais espaço nas pautas das reuniões de organizações internacionais e nos debates mundiais que ocorrem. A análise de seus impactos também tem se tornado um tema bastante relevante.Um desses impactos é a questão da desigualdade na distribuição de renda, esse fator está sujeito a características internas que sobre ela exercem influências, como fatores políticos, culturais, econômicos, geográficos, e históricos, e sofre também a influência de eventos externos, como decisões de política e economia internacionais.
Afinal a globalização impacta a desigualdade de renda e riqueza? Sim, e é por isso que a maioria dos autores que lidam com o tema convergem e divergem entre si. No decorrer do desenvolvimento e do aprofundamento das análises sobre o assunto vão surgindo abordagens sobre a globalização que podem ser identificadas entre aquelas que analisam o processo de forma positiva, os chamados de “globalistas” e os que percebem o lado negativo do fenômeno que são os vistos como “céticos” ou “anti-globalistas”.
Discutir a globalização leva em conta uma abordagem relevante pelo fato do aumento de capital que a economia mundial atingiu nos últimos anos, além disso, as interferências na distribuição de renda que acontecem principalmente nos países onde existem grandes diferenças regionais. A visão que se tem da economia mundial atualmente, é que através da