Gene FOX P2
Gene FOXP2
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo abordar o tema da genética, relacionando-o com a linguagem, relação essa que se dá graças ao gene FOXP2. Esse gene será o protagonista desse trabalho.
Gene FOXP2:
O presente texto tem como objetivo analisar o atual cenário referente ao tema da genética e seus estudos, mais especificamente, do Gene FOXP2, que é popularmente conhecido como o “Gene da fala”. Desta forma, para poder introduzir as tantas discussões em torno do tema, faz-se necessário esclarecer alguns pontos importantes referentes à sua descoberta e a importância dessa descoberta.
O FOXP2 é o primeiro gene conhecido por ser envolvido no desenvolvimento de fala e linguagem. Sua forma codifica é uma proteína de 715 aminoácidos e é expresso extensamente no desenvolvimento neural bilateralmente (córtex, gânglio basal, tálamo, cerebelo), nas áreas associadas aos processos sensoriais e motores. O FOXP2 está localizado no cromossomo humano.
O gene foi identificado, durante pesquisa da equipe de pesquisadores, liderada pelo professor Anthony Monaco, do Centro Wellcome Trust de Genética Humana, de Oxford. O FOXP2 é o gene mais profundamente estudado, justamente porque os pesquisadores suspeitam que ele pode ter desempenhado um papel crucial na evolução do cérebro humano. Esse estudo teve como base a análise dos genes de uma família britânica, conhecida como KE, que durante três gerações foi afetada por uma deficiência rara de linguagem. Os indivíduos dessa família apresentavam diversos casos de um distúrbio que afeta apenas a linguagem, como dificuldade em entender e assimilar regras gramaticais e articular seu discurso. Esse tipo de distúrbio de linguagem é chamado specific language impairment (SLI) - em português, déficit especificamente linguístico, DEL. O DEL, na verdade, abrange diversos tipos de distúrbios de linguagem. O que todos têm em comum é o fato de não estarem associados a nenhum outro