a globalização e seus efeitos
O que significa, afinal, globalização? A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta, causando uma ampliação dos fluxos de mercadorias, uma integração entre os países. São características desse período inovações tecnológicas que revolucionaram o modo como as pessoas se relacionam com o mundo e a aceleração de difusão de informações. Esse aumento ocorreu graças a inovação tecnológicas, como os celulares e os microcomputadores, alem da vasta rede de tecnologias integradas a eles, como o acesso a rede mundial de computadores, internet, programas de mensagens instantâneas e correio eletrônico.
Um mundo interligado: Aldeia global é a noção de uma unificação das idéias dos valores e padrões da semelhança de um agora contínuo, que vem da facilidade e agilidade do fluxo de informações. Vem também do simples acesso sem a dificuldade da ultrapassagem da distância geográfica - mesmo que esse não seja distribuído de forma igual, e se dê mais em certas áreas, em detrimento de outras, talvez menos urbanizadas, mecanizadas ou industrializadas.
A idéia de uma coletividade, que na teoria de Marshall McLuhan – criada na época do estabelecimento da televisão como meio de comunicação - , faria com que as nações deixassem de existir separadamente, e haveria certa perda de identidade privada, virando o mundo moderno um bloco conglomerado e uniforme, sem nem mesmo governos regionais.Então, aldeia global é esse vasto de dados, informações na velocidade. E o que faz esse sistema funcionar hoje em dia é a capacidade que cada um tem que ter em interpretar e conectar tudo que está disponível. Acima de tudo, é a alteração de percepção causada e sofrida pelo homem, já que muda a restrição de trocas no tempo e no espaço.
As fases da globalização: Até o século XV, o mundo era considerado pequeno, ou seja, as economias-mundo ali presentes não interagiam entre si formando assim polos: Europa, China,