Mies Van der Rohe
Gabriela Nery Santiago – Universidade Federal do Amapá. Curso de Arquitetura e Urbanismo
Resumo: Antes de ser considerado um dos mestres pioneiros da arquitetura moderna e arquiteto de excelência com obras de características nítidas, Mies Van der Rohe passou por uma evolução de estilos e influências até chegar em sua ultima fase de projetos, a conexão entre sua juventude e sua maturidade. O presente trabalho de pesquisa tenta mostrar o amadurecimento profissional de Mies através de informações coletadas em documentos já publicados, livros, obras executadas e de projetos que ficaram apenas no papel como exemplos dessa trajetória.
Palavras-chave: Modernismo; Arquitetura; Estilo; Construção.
Arquiteto alemão, porém sem formação acadêmica teve uma carreira baseada em experiências e influências. O seu primeiro interesse por arquitetura surgiu a partir de seu pai que era pedreiro, daí se explica o extremismo pela forma e textura pura dos materiais que Mies Van der Rohe preferia utilizar em seus projetos. Seu primeiro trabalho foi como aprendiz no escritório de arquitetura de Bruno Paul em Berlim - 1905, sem saber direito o que significava o termo arquitetura, nunca desistiu de achar o verdadeiro significado mesmo quando lhe diziam que deveria esquecer e apenas trabalhar e, sendo leitor frequente, Mies sabia da importância por trás do significado. “Eu queria descobrir coisas, queria ser claro. Queria saber o que estava ocorrendo, o que é o nosso tempo e do que se trata tudo isso.” (Conversas com Mies Van der Rohe: certezas americanas. Pág. 52).
Sua primeira obra foi em 1906 com a construção de uma casa para Alois Riehl, professor de filosofia em Berlim que gostaria que sua casa fosse projetada por um arquiteto jovem, foi então que Bruno Paul recomendou Mies van der Rohe que estava com 21 anos. O projeto da casa Riehl abriu muitas portas na carreira de Mies, o que possibilitou com