A globalização nos anos 90
Economia Política
Globalização e as Transformações nos anos 90 – Capítulo 7
Livro: “Traduzindo o Economês” de Paulo Sandroni
São Paulo, outubro de 2013
Introdução
O início da globalização é um tema que divide acadêmicos, diversas vertentes sugerem épocas e contextos diferentes para o início desse processo. Apesar de ser um termo que ficou muito popular nos anos 90, autores defendem que a globalização é um processo que teve início por volta de 1500, na época das grandes navegações, onde navegar era preciso: preciso no sentido de necessidade, pois a Europa necessitava de novas rotas e mercados, e preciso no sentido técnico, pois os avanços tecnológicos permitiam que os europeus se aventurassem pelos sete mares com mais recursos tecnológicos, precisão técnica e segurança. Porém, o foco do nosso trabalho é a crise de 1997 e o processo de globalização após a queda da União Soviética, nos anos 90, que também foi acompanhado de inovações tecnológicas que tornaram o mundo uma grande aldeia global, ou um grande e unificado mercado.
Conhecida como a primeira grande crise dos mercados globalizados, a crise do sudeste asiático de 1997 teve início com os “novos tigres asiáticos” e se expandiu por todo mundo. Abordaremos o desenrolar dessa crise, mas antes apresentaremos um pouco da história e economia dos principais países envolvidos.
1. Globalização
Hoje, com a disseminação das comunicações e o seu barateamento, o mundo todo está conectado e é fácil perceber isso, a importância que tem para o funcionamento dos mercados financeiros. A concorrência tende a se ampliar e os custos de comercialização se reduzem dramaticamente. O mundo num amplo e unificado mercado e os movimentos dos investimentos financeiros se tornaram muito mais rápidos, maciços e baratos. Além dessa revolução