A DIMENSu00C3O COMERCIAL DA GLOBALIZAu00C7u00C3O
6760 palavras
28 páginas
A DIMENSÃO COMERCIAL DA GLOBALIZAÇÃOA imediata adesão ao Neoliberalismo sem uma correta visão, estruturação da abertura de mercado , redução do papel do Estado e o estímulo à entrada deinvestimentos estrangeiros,resultou numa Globalização injusta. Na proporção em que gera muita polêmica ,a globalização deve ser repensada, principalmente para os países em desenvolvimento como os daAmérica Latina, cuja pobreza continua alta mesmo com o aumento da renda média. Devemos pensar não só na dimensão comercial da globalização, mas também na social ,que diz respeito a empregos, saúde eeducação ,aquilo que as pessoas experimentam na vida diária e no trabalho. Uma globalização justa é a chave de uma vida melhor e segura para todos em qualquer lugar.
A globalização como umagrande comunidade global, gerida corretamente com tecnologias avançadas, baseada em políticas de maior abertura ,cria um mundo mais inter-relacionado e isso leva a uma economia de mercado global comgrande capacidade produtiva,podendo contribuir de forma importante para a luta contra a pobreza no mundo. Como está ,a globalização traz muita desigualdade ,seja entre países ou dentro dos própriospaíses.Cria-se muita riqueza,mas muito mal distribuída.
Comércio, investimento, finanças e organização da produção em escala global - mas também a uma interação social e política com regras e sistemasfinanceiros desenvolvidos com cautela. Mercados globais mais transparentes e a competitividade com políticas de concorrência mais equilibrada e coerente.
Os países em desenvolvimento devem ter menosbarreiras comerciais que lhes permitam acelerar o crescimento e fazer uma reestruturação mais coerente e profunda, com um sistema político democrático,o papel do Estado bem delimitado,respeitando oestado de direito com instituições confiáveis ,estruturas jurídicas e institucionais dos direitos do cidadão ,propriedade e trabalhistas com uma gestão dos bens públicos
Dimensões da globalização: comunicações, economia, política e