QUEST O SOCIAL NA ENCHENTE DE MARABA Final
Acadêmica
Eliane Sousa de Araújo Prof.ª Maria Onete Feliz Fonseca da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (SES0210) – Questão Social
02/12/2014
RESUMO
A expressão “questão social”, de acordo com Heidrich (2006,p.2), surgiu na Europa Ocidental, na terceira metade do século XIX, para designar o fenômeno do pauperismo. É executada através de políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos, contribuindo para uma mudança social.
O problema das enchentes em Marabá é algo comum e tradicional na vida da população, infelizmente todo ano é o mesmo impacto, independente se as cheias é ou não de grandes proporções
Palavras-chave: Enchente, Questão Social, Marabá.
1. INTRODUÇÃO
A questão social nas enchentes é um agravamento que atinge o mundo inteiro, decorrente, muitas vezes, da intervenção humana na natureza, porém, não diferente, há as catástrofes ou períodos longos de chuvas que agravam a situação dos leitos.
Não diferente, o município de Marabá sofre dessas catástrofes naturais em seu período chuvoso. Durante a fase catastrófica a sociedade pode contar com o auxilio da Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual e parceiros da Prefeitura Municipal de Marabá, com o intuito de um aparamento social. As mesmas têm como objetivos principais: planejar, coordenar e executar a política de assistência social no município no período das cheias, baseada na LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a questão social nas enchentes de Marabá, com os demonstrativos dos órgãos públicos neste agravamento, fundamentando-se na Lei Orgânica da Assistência Social.
2. QUESTÃO SOCIAL
A questão social é um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de politicas