Economia
Aluna: Aline do Nascimento
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Economia
Brasil: Economia e Sociedade
01 – Descreva as bases do capitalismo brasileiro do período de 1930 ao inicio da década de 90.
R: A estrutura básica do capitalismo brasileiro, de 1930 até os primeiros anos da década de 90, tinha como base o seguinte tripé: a- Empresa estatal por muitos anos experimentou o monopólio das estatais as quais alimentavam o chamado “estado-empresário”. b- A empresa nacional familiar (grandes grupos no passado) c- A empresa estrangeira em que alguns segmentos dominam totalmente o mercado nacional.
2 – De que maneira essas bases mudaram na década de 90?Quem é o maior beneficiado dessa mudança e por quê?
R: Efetivamente a economia brasileira somente começou a se abrir a partir do inicio da década de 90, com a redução no valor das alíquotas de importação. Assim o valor importado cresceu, atingindo o máximo de US$61bilhões em 1997, para cair um pouco nos anos seguintes.É importante registrar que essa abertura da economia “forçou” as empresas brasileiras a se tornarem mais competitivas uma vez que até então era mais fácil formar o preço no mercado.
3- Discorra sobre os cinco processos em andamento na economia brasileira na década de 90.
R: 1º Globalização: é o único que não dependeu do governo ou da sociedade brasileira, tem como conseqüência o aumento da competição no meio empresarial. 2º Abertura da economia: Tem sido a condição básica para a estabilidade dos preços, uma vez que forçou a indústria nacional a introduzir novas tecnologias, aumentando a produtividade e reduzindo custos unitários de produção.
3º Estabilização econômica ou estabilidade dos preços: é um dos principais objetivos da política econômica após os 5 frustrados planos econômicos, o plano real alcançou resultado altamente positivo no combate a inflação.
4º Privatização: Visa eliminar uma perna do tripé capitalista