A Globalização em A Identidade Cultural na Pós-Modernidade
Disciplina: Antropologia IV Data: 20 de Junho de 2011
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, 11. Ed., DP&A, 2006, p. 67-89.
Stuart Hall (Kingston, 03 de fevereiro de 1932) é um teórico cultural jamaicano que trabalha no Reino Unido. Ele contribuiu com obras chave para os estudos da cultura e dos meios de comunicação, assim como para o debate político.
Escreve a partir da diáspora pós-colonial, de um engajamento c/ o marxismo e o debate teórico sobre cultura, e de uma visão de cultura impregnada pelos meios de comunicação
A questão da identidade está sendo extensamente discutida na teoria social. Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado. A assim chamada "crise de identidade" é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.
Capítulo 4. GLOBALIZAÇÃO
Segundo Hall, na história moderna as culturas nacionais têm dominado a “modernidade” e as identidades nacionais acabam por se sobrepor às demais fontes particularistas de identificação cultural. (p. 67)
Esta afirmação suscita o seguinte questionamento feito por Hall: a idéia de que as identidades nacionais tenham sido alguma vez tão unificadas ou homogêneas quanto fazem crer as representações que delas fazem.
A crença em uma identidade nacional é forjada pela concepção de um Estado Nacional.
Para Hall no fim do século XX podemos presenciar um poderoso deslocamento das identidades culturais nacionais, tendo como causa a GLOBALIZAÇAO.
Definição de globalização segundo McGrew, citado por Hall:
...(a) globalização se refere àqueles processos, atuantes em uma