A pessoa e a cultura
5
Competências pessoais, interpessoais, interculturais e competências sociais e cívicas
Condições:
Ter tido a ocasião de observar o candidato numa situação real que mobiliza as competências incluídas nesta grelha.
Duração de outorga:
A duração da entrevista de avaliação é deixada à apreciação dos avaliadores.
Modalidades:
1- Esta grelha constitui o guia de uma entrevista que terá lugar entre o avaliador e o candidato. Os exercícios propostos ajudarão o avaliador a encontrar situações para explorar com o candidato durante da entrevista. e/ou 2- Ela poderá também ser completada durante uma avaliação em equipa de acompanhadores (formador num centro de
formação, patrão de estágio, tutor na empresa, educador, psicólogo, assistente social,…). Neste caso, para poder fazer-se uma representação comum da competência para avaliar, a equipa poderá apoiar-se sobre as actividades que a ilustram com exemplos.
Papel do formador/avaliador:
Ter tido a ocasião de observar o candidato em situação real.
Lidar uma entrevista de esclarecimento positiva com o jovem e/ou completar a avaliação com a equipa que acompanha o candidato. Indicadores de validação:
Serão evidentemente diferentes de acordo com o momento da outorga da avaliação. As exigências não serão as mesmas no caso de uma avaliação na entrada ou saída de formação. A decisão de validação será deixada à apreciação do avaliador e/ou à equipa dos acompanhadores.
Capacidade A - AUTONOMIA
COMPETÊNCIAS
ACTIVIDADES
Tomar cuidado de si: higiene corporal, higiene de vida, aspecto vestido
Saber subscrever a certas normas sociais
Respeitar um horário imposto
Saber efectuar uma tarefa ou Procurar um estágio em empresa ou entregar um trabalho ou um documento dar passos (uma diligência) nos administrativo: prazos previstos
- identifica as diferentes operações a efectuar
- planifica estas operações no tempo
- é capaz de