A gestão na organização de unidades de informação
A gestão está sendo reconhecida como atividade importante para o sucesso de um empreendimento. Saber gerenciar uma unidade de informação desde o início dos seus trabalhos garante melhor uso de seus recursos, traduzidos em melhores indicadores de qualidade e produtividade. A abordagem pragmática acerca dos procedimentos, tecnicismos, tecnologias e ferramentas de trabalho devem ser complementadas por uma discussão conceituai sobre o negócio a ser gerenciado e a inserção da atividade de gestão, consiste não só de um conjunto de ferramentas, como também de uma adequada visão e compreensão do negócio em si.
A ABRANGÊNCIA DA GESTÃO NO NEGÓCIO DE INFORMAÇÃO
A gestão modela a realidade, criando suas leis e conceitos. O gestor de uma unidade de informação deve conceber uma idéia global dos seus mercados, dos seus clientes e fornecedores, das práticas comerciais, dos hábitos e costumes que é afetado pelo restante da sociedade. Deve compreender que consiste a atividade de gestão e qual o seu papel.
A informação deve ser entendida e analisada como qualquer outro produto e serviço e deverá atender às necessidades específicas de seu mercado, satisfazendo seus consumidores. As unidades de informação voltadas ao atendimento de empresas, a função da informação repousa no entendimento do processo de evolução e manutenção dos níveis de competitividade e lucratividade das empresas, a competição exige constante evolução e aprimoramento novas tecnologias, novos produtos e componentes, novos fornecedores, novos métodos de gestão e controle. A empresa precisa e deve usar apenas as informações que lhe são úteis e que conduzam à evolução certa. Dentro do quadro de competição empresarial, a operação e o comportamento de uma empresa devem ser bastante dinâmicos. Mudanças e investimentos devem ser estudados, planejados e realizados.
O negócio das unidades de informação é, portanto, o de disseminar informações precisas e prestar