A gestão estratégica de pessoas
A gestão estratégica de pessoas é fundamental para que as organizações obtenham sucesso na realização de suas estratégias. É comum encontrarmos excelentes estratégias, elaboradas levando em consideração as necessidades e expectativas das partes interessadas, mas que por um motivo ou outro, acabam não apresentando os resultados esperados.
O modelo de gestão estratégica de pessoas baseado em competências, a Gestão por Competência, permite desenvolver competências para que as pessoas atuem de forma consistente e dêem suporte à estratégia da organização além de identificar com maior assertividade quem são os colaboradores com maior necessidade de desenvolvimento de competências e ainda quem são as pessoas com maior potencial dentro da organização.
Neste estudo buscamos encontrar, através dos mais atuais conceitos ligados a gestão por competência, avaliação de desempenho individual e avaliação de desempenho empresarial e dos dados levantados na unidade de Serviços Compartilhados da Petrobras, a relação existente entre estes três conceitos.
O questionamento: Elevar o nível de competência das pessoas em uma organização garante ao gestor que a satisfação e o comprometimento delas irão aumentar?
A gestão por competências como instrumento de avaliação de desempenho individual e sua relação com o desempenho empresarial, estudo realizado que será apresentado adiante, mostra que é possível, a partir de um mesmo modelo de gestão de pessoas, obter resultados diferentes em relação ao nível de satisfação e comprometimento da força de trabalho com a organização quando fazemos a análise dos resultados estratificada por grupos.
O estudo levou em consideração o gênero e a área de atuação e os resultados obtidos geraram discussões sobre a necessidade de direcionamento no desenvolvimento de competências específicas que levem em consideração a carreira destas pessoas e também a necessidade de