k,kslf,ffjfjfjffsqqgl,

1364 palavras 6 páginas
Introdução
A forma de gerir pessoas tem passado por vários modelos evolutivos, buscando acompanhar a evolução dos setores industrial e de serviços. Esses setores, para adequarem-se às exigências do mercado e manterem-se compe- titivos, necessitam identificar e desenvolver suas competências organizacio- nais. Para sustentar uma competência organizacional é necessário alinhar as estratégias de gestão com as estratégias de desenvolvimento de pessoas. Neste contexto, o propósito deste capítulo é apresentar a evolução dos modelos de gestão de pessoas, focando no modelo de gestão de pessoas por competências, explicando-se sua importância e as etapas para sua implantação. evolução dos modelos de gestão de pessoas
Na literatura encontramos vários modelos de gestão de pessoas com seus respectivos períodos de vigência, nos quais vemos a evolução das práticas de gestão de pessoas nas organizações. Destacamos, porém, neste capítulo, os quatro modelos que consideramos os principais: departamento de pessoal, gestão do comportamento humano, gestão estratégica de recursos humanos e gestão de pessoas por competências. Cabe ressaltar que ao definir o modelo a ser adotado em uma organização é importante considerar alguns fatores condicionantes que impactam no sucesso do modelo, como a estratégia da organização, a tecnologia utilizada, a cultura e estrutura organizacional e os fatores externos.
O primeiro modelo teve início no século XIX, na década de 1890 e foi denominado de Departamento de Pessoal (DP). Na época, segundo Marras (2000), essa área era responsável por contabilizar os registros dos funcioná- rios, a folha de pagamento, o controle de atrasos e faltas, os descontos e por fiscalizar o cumprimento das leis e regras da empresa.
Texto complementar_Cap04 - Modelo de gestão.indd 1 1/9/2009 17:42:53

2 claudia Bitencourt &

Relacionados