A Gestão do Conhecimento nas Organizações Pós-globalização
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES PÓS-GLOBALIZAÇÃO
MARCELO P FERREIRA
RESUMO
É notório que a globalização obrigou as organizações a se adequarem a novas formas de atuações, com o objetivo de se manterem competitivas. O conhecimento se tornou um ativo intangível importante e indispensável. Sua gestão de forma eficiente deve ser considerada como uma questão estratégica.
Será possível gerir o conhecimento nas organizações sem as ferramentas adequadas? Quais práticas devem ser aplicadas? Longe de esgotar este assunto, este artigo tem como propósito, mostrar algumas das importâncias destas práticas nos processos de gestão do conhecimento organizacional, utilizadas com o objetivo de gerar vantagem competitiva.
PALAVRAS-CHAVE
Globalização. Conhecimento. Ativos intangíveis. Sustentável. Modelos de gestão.
Domínio tecnológico. Ferramentas de gestão. Práticas. Vantagem competitiva. Capital
Organizacional. Cadeia de valor.
1. INTRODUÇÃO
A globalização criou nas empresas a necessidade de olhar para seu ambiente interno e externo, aperfeiçoar suas atividades, dada a grande competitividade e o aumento da concorrência. Grandes
transformações ocorreram devido às aberturas econômicas
internacionais e a necessidade de se buscar uma eficiência e eficácia cada vez maior em razão de um mercado cada vez mais competitivo. A quebra de fronteiras mercadológicas e a necessidade de capital para a expansão das atividades além do aprimoramento tecnológico também são fatores de extrema relevância para as empresas na era contemporânea, denominada, “Era do Conhecimento”.
Dentre as transformações à qual as empresas têm que se submeter para serem competitivas, uma das mais importantes, diz respeito ao seu menor tempo de resposta em suas atividades com o menor custo possível. Tal mudança passa pela necessidade de as organizações se preocuparem com questões como:
- O que fizemos de bom no passado que devemos reaproveitar?
- Os erros do passado devem ser