Mercado de trabalho
O MERCADO DE TRABALHO
O verdadeiro sentido da globalização não está em dizer que as empresas devem se submeter ao processo de reengenharia ou terceirização para obterem sucesso. Mas, sim, devem analisar suas ações do ponto de vista de uma empresa internacional, pois estão inseridas neste ambiente globalizado necessariamente.
No tocante aos empregados, não é diferente; à medida que as empresas enfrentam estes novos desafios é de vital importância a participação deles em todo o processo evolutivo.
As empresas devem se preocupar com os recursos humanos, não apenas com a diretoria e gerência, deixando de fora a grande maioria das pessoas que são partes integrantes de toda organização. Desta forma, as empresas não podem só se preocupar com a evolução tecnológica de suas máquinas, mas também com as pessoas que fazem parte do meio social. De acordo com Stortti (p.61): “Não basta à indústria criar máquinas com elevada tecnologia para o aumento da produção primária, se o agricultor não perceber o verdadeiro espaço e o momento em que sua atividade encontra-se numa etapa também globalizada”. É fácil observar algumas empresas que se apresentam com maior desempenho do que outras, são mais competitivas, crescem mais, preparando para o confronto com seus concorrentes fora e dentro do país. Este mesmo comportamento certamente é exigido dos seus trabalhadores, pois a preparação da organização e de seus recursos humanos é de extrema importância para enfrentar qualquer situação, desde um intercâmbio tecnológico até mesmo mudanças permanentes de produtos, mercados e clientes. Em resumo, há exigência tanto para as organizações como para os seus colaboradores. No caso das organizações, é comum o atendimento às normas ISO, regras tarifárias para o ingresso em mercados mais competitivos, redução de preços e à tecnologia, se