A gestão de projetos como ferramenta de aplicação do endomarketing
MARKETING
JOÉLIA RODRIGUES DA SILVA
A GESTÃO DE PROJETOS COMO FERRAMENTA DE APLICAÇÃO DO ENDOMARKETING
FORTALEZA
2010
PALAVRAS-CHAVE:
GESTÃO DE PROJETOS, ENDOMARKETING, CLIENTE INTERNO
A gestão de projetos através de sua perspectiva de planejamento e monitoramento se apresenta nas empresas atualmente como ferramenta eficaz de aplicação de programas e projetos garantindo eficiência na execução de atividades gerenciais através de sua proposta de monitoramento das ações. Dessa forma, este estudo objetiva aliar a eficácia desta ferramenta para implantação do endomarketing, ferramenta ainda pouco empregada nas empresas, porém identificada como necessidade para garantia de uma comunicação integrada e transparente, entre os colaboradores de uma instituição.
O ambiente interno de uma instituição é o seu espaço próprio, formado por colaboradores que se organizam numa cadeia de relacionamentos, onde cada atividade desempenhada por um setor depende ou promove operações para os demais setores. Esse fluxo de conhecimento, técnica, cooperação e apoio, estabelecem o que Bogmann afirmou como “cliente interno é a pessoa que trabalha em nossa empresa e influencia o processo produtivo e de fornecimento de serviços.” (2000, p.39).
O ambiente externo sofre influência sócio-econômica, política, religiosa demográfica, natural e cultural, e caminha sob o ritmo da globalização. Entender essas influências e fatores é um dos papéis desempenhados pelo Marketing, que ao definir este cenário consegue identificar o seu cliente externo, suas necessidades e desejos. O cliente externo é o alvo a ser atingido, com garantias de satisfação e com almejo de fidelização.
O estudo será direcionado unicamente ao ambiente interno e às relações de trabalho, os projetos de gestão como ferramenta de planejamento e o endomarketing como prática de alinhamento de conceitos e