A gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto atual
A administração é uma disciplina voltada para resultados práticos, e é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos, este estudo é importante por várias razões, pois as teorias são explicações, interpretações sobre as organizações.
Estudar estes princípios e muito importante não só para o entendimento da participação da administração como também para conhecer a história que trouxe tanta influência para nossa sociedade. As teorias são importantes por várias razões, entre elas podemos citar:
1. As Teorias guiam as decisões da administração: O estudo da teoria nos ajuda a compreender os processos fundamentais. Uma teoria é um conjunto pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos.
2. As Teorias dão forma à nossa visão das organizações: O estudo das teorias também mostra de onde retiramos alguma de nossas idéias.
3. As teorias nos conscientizam do ambiente empresarial. Você passará a ver que cada uma delas é produto de seu ambiente das forças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas presentes num dado tempo e lugar.
4. As teorias são uma fonte de novas idéias: Como você pode ver, as teorias nos dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano.
Dentro das teorias da administração podemos citar:
TEORIA CLÁSSICA
A teoria clássica da administração foi idealizada por Henry Fayol, caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. A visão de Fayol, ao contrário da visão de Taylor (trabalhador) e do olhar de Ford (dono) foi a de um gerente ou diretor.
Por volta de 1888, Fayol assumiu a direção geral de uma mineradora de carvão francesa que atravessava processo de falência ele foi responsável por devolver a saúde financeira e econômica da companhia.
Segundo Fayol o trabalho do gerente está distinto das operações técnicas das empresas onde a administração é uma