A gestão de estoques de medicamentos
Este trabalho tem por finalidade analisar a situação atual no estoque de medicamentos no Posto de Saúde de Pindamonhangaba, para a partir daí sugerir melhorias.
Atualmente, a tendência da população viver mais, a descoberta de novas doenças e conseqüentemente novos tratamentos, contribuem para que os recursos econômicos destinados à saúde sejam insuficiente. Para atender essa demanda crescente, torna-se necessário buscar novas medidas que resultem no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, a fim de reduzir desperdícios.
Diante de vários problemas encontrados em um Posto de Saúde, como a falta da organização de medicamentos, localização dos medicamentos, controle dos prazos de validade, custos e os impactos destes na distribuição à população, levanta-se a questão: Como melhorar o processo de gestão do estoque?
1.1 Objetivos
1.1.1 Objetivo Geral
Otimizar o processo de gestão do estoque utilizando técnicas logísticas adequadas.
1.1.2 Objetivos Específicos
No intuito de alcançar o objetivo geral, surge a necessidade de delinear os objetivos específicos, que são:
Levantar a situação do estoque atual;
Verificar se há ausência ou excesso de medicamentos;
Prever períodos sazonais;
Identificar as técnicas que podem trazer melhorias ao processo;
Definir a quantidade necessária para atender um ciclo de distribuição;
Estimar um estoque padrão de medicamentos.
1.2 Justificativa
A escolha do tema justifica-se, pois atende aos critérios de relevância, pertinência e viabilidade, onde a relevância demonstra a importância do tema, pertinência relaciona o tema com a logística e a viabilidade mostra o que torna possível sua realização.
1.2.1 Relevância
A correta gestão do estoque de medicamentos é relevante tendo em vista que erros neste setor podem ser determinantes no estado de saúde das pessoas, onde por exemplo, a falta de um medicamento pode agravar uma doença ou até mesmo tirar a