GESTÃO DE ESTOQUE DE MEDICAMENTO EM UNIDADE AMBULATORIAL
1733 palavras
7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUVNÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE SÃO MATEUS DO SUL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE ESTOQUE DE MEDICAMENTO EM UNIDADE AMBULATORIAL
RESUMO
No presente estudo foi feita avaliação do gerenciamento de estoque de medicamentos no setor de saúde ocupacional da empresa Petrobras no estado do Paraná, Brasil. Apresentado os diversos tipos de modelo de estoque existentes e por fim o utilizado pela empresa
Palavras-chave: controle de estoque; estoques de medicamentos
INTRODUÇÃO
Este artigo visa apresentar o método de controle de estoque pelo setor de saúde da Petrobras. Inicialmente é feito um resumo dos modelos de controle de estoque existentes, destacando a importância aplicação de um sistema de controle de estoque adequado para manter o equilíbrio na gestão de materiais.
Após será apresentado o modelo de estoque adotado pela empresa, em seguida será exposto questionário realizado com os empregados do setor procurando-se conhecer o método utilizado, seus problemas e vantagens na concepção funcionários.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Para se manter um equilíbrio na gestão de estoque de materiais é importante a adoção de um sistema de controle de estoques adequado. Um profissional qualificado, que coloque em prática essas técnicas de gestão, utilizando o modelo de estoque adequado, irá colaborar para diminuir os custos de aquisição e armazenamento dos medicamentos, reduzindo os prejuízo, evitando compras desnecessárias, excesso no estoque e a falta de medicamentos. Os dois primeiros resultam em prejuízos financeiros para a unidade e o último pode resultar em faltas para o paciente.
2.1. FUNÇÃO DO CONTROLE DE ESTOQUE
O estoque tem a função de funcionar como regulador do fluxo de negócios, melhorar o serviço prestado, diminuir custos, proteger contra incertezas de demanda, tempo de entrega e mudanças de preço evitar perdas, faltas, atender ao cliente com a quantidade certa e na hora certa.