A GESTÃO DA SAÚDE PELO ESTADO BRASILEIRO
RESUMO DO TEXTO “A GESTÃO DA SAÚDE PELO ESTADO BRASILEIRO”
GURUPI
SETEMBRO/2014
VILANDER VIANA SIEL
RESUMO DO TEXTO
Trabalho apresentado ao Professor: Paulo Henrique Costa Matos. Da disciplina: Antropologia Aplicada Da turma 1° Período, turno: Integral Do curso de Odontologia.
GURUPI
SETEMBRO/2014
A GESTÃO DA SAÚDE PELO ESTADO BRASILEIRO
No texto lido e interpretado fala um pouco do contexto histórico da saúde publica do Brasil, e também aborda alguns temas como a construção do SUS (Sistema Único de Saúde) e do OSS (Organizações Sociais de Saúde). No mesmo conta que ocorreu uma transição do autoritarismo do regime militar na época que consequentemente causa um grande fortalecimento na democracia brasileira, este modelo foi marcado avanços e recuos para o modelo de assistência médica. Tais fatores contribuíram para a mudança no padrão estruturante das políticas públicas de saúde. O Ministério da saúde elaborou propostas para a implantação e operacionalização do SUS, que submeteu ao poder deliberativo e fiscalizador do conselho nacional de saúde e que foram marcadas pelas seguintes diretrizes: a adoção de politicas de abertura da economia e a ênfase nas medidas de estabilização econômica.
Nos últimos anos surgiram novos modelos de gestão, como por exemplo alternativos, inovações gerenciais, terceirização, cooperativas e dentre muitos outros. Diante dos citados destacam-se a transformação de hospitais estatais em unidades,