A GESTAO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS
Resumo
Este artigo pretende apresentar as mudanças ocorridas na área de Gestão de Pessoas, desde os primórdios da industrialização até os dias atuais através dos estudos e experiências desenvolvidas ao longo de muitos anos. De uma maneira geral os avanços tecnológicos, nas ultimas décadas tem levado as organizações a buscarem novas formas de Gestão, com o intuito de melhorar o desempenho tanto da organização quanto os dos colaboradores. O talento humano e suas capacidades são vistos como fortes fatores competitivos no mercado de trabalho. Não existe nenhum projeto baseado em boas ideias, criatividade, conhecimento, ética, entusiasmo que tenha sido barrado por falta de recursos financeiros.
Palavras Chaves: Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Colaboradores, Organizações, Competividade.
_____________________________________
Introdução
A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro das organizações privadas. Com grandes avanços ocorridos nas ultimas décadas, ocorrem mudanças nas quais, passaram a valorizar o empregado, chamado hoje de colaborador e os chefes de gestores na forma de humanizar e tornar o ambiente de trabalho mais propicio, valorizando o ser humano, dando oportunidades e fazendo com que a organização se desenvolva obtendo um diferencial competitivo e alcançado seus objetivos.
Desenvolvimento A Revolução Industrial iniciada no século XIX consolidou a empresa capitalista como símbolo de racionalização, eficiência e produtividade. Ela impulsionou em várias partes do mundo um processo de divisão e especialização do trabalho e nesse contexto emergem com importante papel nas empresas as áreas de planejamento, comunicação e recursos humanos. Segundo Tati Molini6 para se diferenciarem, as organizações começaram a pensar em áreas que poderiam ajudar no sucesso dos