A Gestalt e Teoria de Campo
Professora: Patrícia F. dos Santos Medeiros
A Gestalt e Teoria de Campo
Tem um olhar para o ser humano como um todo.
A palavra Gestalt tem origem alemã, adotada no mundo inteiro significa um processo de dar forma ou configuração. Conhecida como Psicologia da Forma.
O movimento gestáltico surgiu no período compreendido entre 1930 e 1940.
Critica aos behavioristas e psicanalistas, por entender que estas teorias recortam os fenômenos psicológicos (inconsciente, comportamento) em unidades, analisa as partes para compreensão do todo.
Para a Gestalt só pode conhecer o fenômeno se olhar para ele como um todo, a soma das partes não leva ao todo, não é igual ao todo.
Para a Gestalt a realidade é mais do que a soma das partes que a compõem ela é um todo integrado das partes
Exemplo: quando olho o rosto de uma pessoa não vejo o nariz, o olho separado, mas sim o rosto como um todo com as partes integradas.
A Gestalt também é conhecida como Psicologia da percepção.
Principais conceitos da teoria da Gestalt:
(ÊNFASE NA PERCEPÇÃO)A Percepção – Entre o estimulo que o meio oferece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. O que o indivíduo percebe e como percebe, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. É O FATOR QUE DIFERENCIA DO BEHAVIORISMO. A DIFERENÇA É O PROCESSO MENTAL DENTRO DE CADA INDIVIDUO PERCEPÇÃO. EX: PROCESSO DE PERCEPÇÃO DE IRMAOS, DEPENDE DE COMO CADA UM PERCEBE OS ESTIMULOS QUE RECEBEM DOS PAIS.
O fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura/objeto, nos levando a boa forma.
Figura e Fundo – A figura depende do fundo sobre o qual aparece; o fundo serve como uma estrutura ou moldura em que a figura está enquadrada ou suspensa, e, por conseguinte, determina a figura.
Exemplo: No instante que você esta lendo este texto, ele é a figura (o foco da atenção), os outros eventos ou percepções, como