A Gerencia da criatividade
Identificando os Bloqueios Mentais
Muitos são os fatores que influenciam a criatividade. Alguns desses fatores estão no ambiente externo e outros no interior da própria pessoa. Alguns fatores que dificultam de tirar proveito de seu potencial para criar. Eles necessitam serem conhecidos e compreendidos, identificando-se lhes as origens e elaborando-se estratégias diversas, passíveis de serem utilizadas para se romper algumas dessas barreiras, que estão tão presentes em nossa sociedade e em nossas vidas.
A Cultura da Criatividade
“O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou”. Essa frase, de autoria de Abraham Maslow. A ênfase exagerada no pensamento analítico faz com que muitos de nós subutilizemos as nossas possibilidades para criar e usufruir das fontes interiores de criação. Uma série de pressupostos cultivados em nossa sociedade também contribui para manter adormecido o nosso potencial para criar, dificultando-nos correr o risco de experimentar, ousar, divergir, imaginar, sonhar acordado.
Pressupostos que inibem a criatividade.
Tudo tem de ter utilidade.
Tudo tem de dar certo.
Tudo tem de ser perfeito.
Todo mundo tem que gostar de você.
Não se pode divergir das normas impostas pela cultura.
Deve-se conter a expressão das emoções pessoais.
Deve-se evitar a ambiguidade.
Não se deve sonhar acordado.
Fatores sociais dizem respeito à exposição a estímulos culturais distintos e o livre acesso aos meios culturais para todos os cidadãos, sem discriminação de sexo, cor ou classe social. Essa discriminação que se observa hoje, por exemplo, com relação a determinados grupos, limitando as suas possibilidades de fazer uso de seu potencial criativo é, às vezes, tão disfarçada e sutil que passa despercebida até mesmo para aqueles que a sofrem.
Os Bloqueios Mentais
Os bloqueios mentais são frutos de uma aprendizagem que começa muito cedo na