A geração que não nasceu no universo dos ícones
Secretaria Municipal de Educação de Catanduva
Ana Paula Malgoti Gazola
Karin Mara Geisselmann dos Anjos
A geração que não nasceu no universo dos ícones
Catanduva
2012
Justificativa
Escolhi este tema pensando na responsabilidade que esta geração vem sofrendo com as inovações tecnológicas. A terceira idade vem se preparando, se adaptando e aceitando as transformações que não são somente das crianças e nem tão pouco dos jovens, este mundo de interação, ícones, chats, jogos, compras e várias outras vantagens pertencem aos idosos também.
Objetivo
Refletir sobre a importância que a terceira idade tem em desenvolver a capacidade de entender e assimilar as constantes mudanças que vem ocorrendo na sociedade atual, resultado dos avanços da tecnologia e da informática, a fim de se inserirem no contexto social.
A geração que não nasceu no universo dos ícones
A terceira idade não é mais tratada como sinônimo de ociosidade e distanciamento da sociedade, além do desejo de se sentir incluído os idosos querem manter a mente saudável, para isso, é preciso se atualizar e acompanhar as transformações sociais e tecnológicas.
A descoberta da internet por essa parte da população traz muitas alegrias, transformações e mudanças, como por exemplo:- pagamento de contas, comprar, conhecer novas pessoas, reencontrar antigos amigos, estudar, formar-se à distância, conhecer locais e culturas distantes, namorar, entre inúmeras outras possibilidades e até mesmo conversar com pessoas em outros lugares do mundo, esses são os principais objetivos dos idosos ao ingressar no mundo virtual.
O envelhecimento faz parte de uma etapa na qual é possível manter a continuidade de uma vida ativa, produtiva e independente, atualmente as pessoas mais velhas necessitam de um tempo maior para se adaptarem e com isso vem a necessidade de aprender, a disponibilidade e a valorização do conhecimento, agregado a vontade de transporem seus próprios limites.
Tudo bem que até tem