Biografia sobre michelangelo
Na biografia de Michelangelo, consta que ele era um homem arrogante e insatisfeito com ele mesmo. Nunca foi chegado a bebida, apesar de ser solitário e melancólico. Seu pai, de uma família da aristocracia Florentina, nunca aceitou sua inclinação para as artes e por conta disso espancou Michelangelo por encontrar desenhos em seu caderno. Aos seis anos de idade perdeu sua mãe e foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite, cujo marido era cortador de mármore, o que despertou nele a vocação para escultor.
Escreveu muitos poemas, mas foi a pintura e a escultura que o tornou um ícone da Renascença ao lado do grande gênio Leonardo da vinci.
Michelangelo começou seus estudos como aprendiz de Domenico Ghirlandaio,um pintor renascentista italiano contemporâneo de Botticelli e Filippino Lippi, que formou toda uma geração de excelentes artistas.
Mas tarde foi estudar escultura com Bertoldo di Giovanni, escultor italiano e aluno e assistente de Donatello.
1490 a 1492, Michelangelo foi para Florença estudar na escola de escultura de Lourenço de Médice, rico banqueiro e mecenas, protetor de escritores, sábios e artistas, Lourenço foi o impulsor das primeiras imprensas italianas e iniciou o movimento renascentista, que rejeitava a ciência escolástica e teológica, para valorizar a pesquisa e a busca do sentido da vida, colocando o Homem no centro do Universo.
Nesse período que esteve em florença, Michelangelo criou dois relevos:A Batalha de CentaurosA Madonna da Escada
Após a morte de Lourenço Médice, saiu de Florença para Bolonha e em 1496 para Roma, onde produz:PietáBaco
Quatro anos mais tarde, Michelangelo voltou à Florença, onde produziu sua mais famosa escultura, David, feita em mármore de Carrara, concluída em 1504.
Essa escultura consagra Michelangelo como um escultor