Resenha: Apanhador no campo de centeio
SALINGER, Jerome David.O apanhador no campo de centeio. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1951. 207 p.
J.D. Salinger (1919-2010) foi um escritor norte-americano. Seu maior livro foi "O Apanhador no Campo de Centeio” (1951). Era um escritor recluso e foi um dos grandes influenciadores da geração de jovens dos anos 60.
Jerome David Salinger nasceu em Nova York. Filho de judeu comerciante de queijos e de uma escocesa, viveu sua infância na Park Avenue, em Manhattan. Chegou a estudar durantes três anos na Academia Militar de Valley Forge. Em 1939, enviado para a guerra, foi elogiado pela sua coragem. Depois da guerra, estudou na Universidade de Columbia.
Casou-se com a médica francesa em 1945 Sylvia, com quem se divorciou. Em 1955, casou com Claire Douglas, mas romperam dois anos depois. Nos anos 80, casou com a enfermeira Colleen O'Neill, 45 anos mais jovem que o escritor.
A grande obra de Salinger foi “O Apanhador no Campo de Centeio” (1951), do original “The Catcher in the Rye”. O livro foi considerado um ícone da geração dos anos 60 e tinha como personagem Holden Caufied, um adolescente rebelde que não encontrava nenhum sentido de vida em viver preso a instituições tradicionais como a família e a escola. O livro consagrou-o com um dos maiores escritores norte-americanos. Outras obras que escreveu: “Nove Histórias” (1953), “Franny & Zooey”, (1961), "Carpinteiros, Levantai Bem Alto a Cumeeira e Seymour - Uma Introdução" (1963).
J.D.Salinger costumava viver recluso, o que fez gradativamente a partir dos anos 60 quando simpatizou-se com o zen budismo. Faleceu em 2010, New Hampshire, aos 91 anos. http://www.e-biografias.net/j_d_salinger/ Resenha:
A obra é narrada por um adolescente chamado Holden Caufied, ele começa falando de quando ele estava em um colégio chamado Pencey, ele havia passado por vários colégios, mas ele não gostava de estudar e também tinha bastante dificuldade para lidar com as pessoas a sua volta, ele