A geração modernista de 22 e semana da arte moderna
No século xx,ouve uma grande agitação na arte do mundo todo. Os conceitos foram questionados. Foram criados inovações estéticas na arte. Foram elas Cubismo, Dadaísmos, simbolismo e impressionismo, Futurismo entre outros ismos, que mexeram na estruturas da arte.
De pouco em pouco essas mudanças espalharam por todos formas artísticas até na literatura e pelo o mundo e foram chegar ao Brasil pelos os autores Paulistas.
Os autores do pré-modernismo tinham começado mas foi a nova geração que mudou a literatura do pais. O parnasianismo que era considerado o melhor foi muito criticado e os novos autores tentavam apenas se ligar no futuro.
O grupo de escritores que foram liderados por Oswald de Andrade e Mário de Andrade, foram muito ligados a artistas plásticos como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret que da Europa sempre traziam as novidades. Eles que foram os criadores responsáveis pela semana da arte moderna que ocorreu em 1922 e que foi tido como marco inicial.
Semana da arte moderna
Ocorreu a semana da Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922 .
Houve três dias de exposições e teve muitos elogios e muitas vaias e foi inaugurado o Modernismo no Brasil.
Teve participação de intelectuais e jovens produtores de arte que almejavam o rompimento com a cultura europeia que já estava desgastada como o parnasianismo e a pintura acadêmica.
A idéia dos modernistas era a livre manifestação artística que era voltada a criação de novas formas de se expressar e acreditava-se que a cultura estrangeira não deveria ser usada no Brasil, mas reelaborada para se adaptar ao contexto do país, assim criando uma autêntica arte.
Teve como os principais artistas do movimento:
Na escultura:Victor Brecheret;
Na pintura: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti;
Na música:Heitos Villa-Lobos;
Na literatura: