conhecimento
O Movimento Modernista surgiu na metade do século XX na Europa e foi marcado por uma serie de revoluções turbulentas, que se traduziram em um conjunto de doutrinas atualmente identificadas com o movimento romântico, focado na experiência individual subjetiva, na supremacia da Natureza como um tema padrão na arte, meios de expressão revolucionários ou radicais e na liberdade do indivíduo.
Influencia do modernismo.
O movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945. A primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e de ideias modernistas.
Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.
Semana de Arte Moderna (PROPOSTA DOS MANIFESTO).
Os manifestos causaram um grande impacto e foram mal recebidos pela plateia formada pela elite paulista que contava com o debate e a difusão de novas ideias âmbito nacional. Caracterizada pela oposição entre o projeto formal inovador e a proposta de resgata elementos da cultura tradicional, a primeira geração desenvolve uma arte experimental, de acordo com o projeto fixado por Mário de Andrade na semana 22.
Projetos de oposição da semana 22.
Caracterizada por uma oposição entre o projeto formal inovador e a proposta de resgatar elementos da cultura tradicional, a primeira geração de modernistas desenvolve uma arte experimental, de acordo com o projeto fixado por Mário de Andrade na Semana de Arte Moderna de 22. A produção destes iniciadores da arte moderna no Brasil concilia uma linguagem importada das vanguardas