A Gera O X E A Gera O Y No Trabalho
Posted by Antonio on ago - 19 - 2014
Por professor Luiz Eduardo Gasparetto – Pós em Gestão
Consideramos como da geração Y as pessoas que, hoje, têm entre 20 e 30 anos de idade mais ou menos (nada tão rígido). A geração X são os pais da geração Y, isto é, pessoas que hoje têm entre 45 e 60 anos.
A geração Y tem como característica ser ávida por tecnologia e por novidades e muito rápida nas coisas. Um jovem dessa geração quer ter respostas para ontem (foram acostumadas assim pelo Google) e por isso não tem muito paciência para esperar. Esse jovem na geração Y é chamado de “nativo da tecnologia”, porque nasceu e se criou na era tecnológica, diferente dos antecessores, a geração X, que teve que migrar para essa nova tecnologia. No trabalho quer o aumento para ontem, a promoção para ontem, a resposta do chefe para ontem, tudo para ontem.
É impulsivo e, por isso, não pensa duas vezes para começar um projeto, para mudar de emprego, para mudar de produto. Não se fideliza nem ao produto nem a empresa nem a uma marca. Respeita a autoridade pelo conhecimento e pelo que ela pode lhe ensinar, mas não pelo poder do cargo. Para ele a máxima “chefe é chefe e deve ser obedecido por isso” não funciona.
Além disso, precisa receber feedback constante para ter certeza de que seu trabalho e esforço está sendo reconhecido.
Já a geração X (antecessora da Y) é mais conservadora, normalmente fica fiel a uma empresa (diz com orgulho “trabalho nesta empresa há 30 anos”), fiel a um produto (sempre comprei carros desta marca), demora um pouco mais para agir porque gosta de planejar as coisas com mais cuidado e de pensar muito antes de decidir. Respeita a hierarquia pelo cargo e faz plano de carreira na mesma empresa. O feedback constante não é tão fundamental.
Tanto em casa quanto no trabalho é possível perceber com certa facilidade a diferença entre essas gerações. Em casa, os pais (geração X) ficam assustados quando notam o filho (geração Y) estudando