Normaliza O De Processos
O homem em seu processo evolutivo busca continuamente a melhoria de sua vida, de trabalho e dos produtos e serviços que são utilizados a cada dia. Isto leva as organizações de modo geral e estarem ligadas no que diz respeito a melhoria continua de seus processos, com a intenção de satisfazer estes clientes, que por sua vez também mudam de opinião de tempos em tempos.
Atender as necessidades e satisfazer os clientes em todos seus requisitos é o que traz a organização um padrão de qualidade, a normalização que é a padronização dos processos, produtos e serviços oferecidos permitem que estes sejam melhorados constantemente. A normalização é uma importante ferramenta para otimizar os processos organizacionais.
Segundo o site da ABNT podemos verificar os principais objetivos da normalização que são:
Simplificação da crescente variedade de produtos e procedimentos
Melhoria dos meios de comunicação entre fabricante e o cliente, aumentando a confiança e consolidando as relações comerciais.
Proteger a vida humana e saúde.
Disponibilizar a sociedade meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.
Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços.
Normalização nacional e internacional
Em varias partes do mundo existem organismos que geram normas técnicas. Estas normas são apresentadas nestes organismos, analizadas e aprovadas por consenso.
As internacionais são feitas par uso comum de diversas nações como ISO e IEC, obter estes certificados significa que o seu produto ou serviço atendem aos padrões mundiais e pode ser comercializados em varias partes do mundo.
As normas regionais são de uso limitado de nações de uma especifica região, segundo interesses regionais por exemplo: CEN e AMN.
Normais nacionais utilizadas por um país , criada e aprovada por uma organização nacional e reconhecida no respectivo país como: ABNT (Brasil) e ANSI (Estados Unidos).
As normas organizacionais ou empresarial são destinadas ao uso