Vigiar e Punir
Bibliográfica
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 36. ed. Petrópolis,RJ:Vozes, 2009, 291pp.
Do original em francês:Surveiller et punir.
Biográfica do Autor Michel Foucault Michel Foucault, pensador e epistemológico francês, nasceu em Poitiers em 1926. Graduou-se em Filosofia e Psicopatologia, foi importante professor titular da cadeira de Sistemas e Pensamentos no Collège de France. Autor de outras obras como: “História da Loucura” (1961), “Nascimento da Clínica” (1963); sua fama veio, porém, do ensaio de uma epistemologia social com a obra “As Palavras e as Coisas” (1966). Apesar de essas obras seguirem o caráter pós-estruturalista, o autor pode ser considerado estruturalista por obras seguintes, como “Vigiar e Punir” e “A História da Sexualidade”. Nos dias de hoje seus cursos dados no Collège de France são transcritos e publicados. Faleceu em julho de 1984 por complicações em uma infecção em seu corpo já debilitado pela AIDS.
RESUMO DA TERCEIRA PARTE: DISCIPLINA.
Capítulo I – Os Corpos Dóceis Foucault descreve a evolução do uso da disciplina e suas ferramentas, no processo de fabricação dos corpos dóceis. Durante a época clássica foi descoberto o corpo como objeto e alvo de poder, um corpo que se manipula, modela e responde.
Esse esquema de docilidade corporal sofreu modificações no século XVIII com o uso de novas técnicas. A escala é trabalhada de maneira mais detalhada e o objeto visando maior eficiência, é o uso da coerção,para o aprimoramento corporal. É a disciplina como uma arte de um corpo, em que o aumento da obediência concentra no aumento da utilidade. Anatomia política como é chamado esse desmembramento e reconstrução corporal para aperfeiçoar e dominar, não é algo totalmente inovador. Instituições militares e de ensino já faziam uso de ferramentas disciplinares e princípios institucionais religiosos. Do estudo do detalhe, sem dúvida, nasceu o