A Geologia e o Solo
O componente fundamental da atividade humana é o ambiente geológico, uma vez que todas as feições da superfície terrestre (montanhas, planícies, rios, solos, etc.) dependem das condições geológicas. Dessa forma, para se compreender determinado ambiente, é essencial o conhecimento da Geologia.
Erosão dos solos
-Tipos de solos
Os solos são sistemas complexos constituídos, geralmente, por uma fase sólida (minerais), uma fase líquida (água) e uma fase gasosa (ar).
-Solos em Engenharia Civil
Para a Engenharia Civil, o solo pode ser simplesmente definido como o material sólido que pode ser removido sem o uso de explosivos. Do ponto de vista da Mecânica dos Solos, que trata o solo como um material, as principais propriedades dos solos são:
plasticidade: esta ligada ao conteúdo de água dos solos; resistência: é a capacidade do solo de resistir à deformações que depende da coesão e do atrito; deformabilidade, é a medida da tendência do solo de se adensar por redução no volume de vazios, quando comprimido. permeabilidade, mede a facilidade com que a água atravessa o solo expansividade, é a tendência do solo de aumentar de volume com o aumento do conteúdo de água
-Solos em Geologia de Engenharia
Os tipos de solo reconhecidos pela Geologia de Engenharia são os solos residuais ou “in situ” (solo superficial e solo de alteração), que são aqueles formados pela decomposição das rochas e os solos transportados (aluvião, coluvião e tálus), formados por processos de erosão, transporte e deposição de materiais preexistentes, em geral os próprios solos residuais.
Tipos de erosão superficial
A erosão superficial dos solos é produzida por processos de erosão pluvial e fluvial. A erosão pluvial é conseqüência do impacto das gotas de chuva sobre o solo, provocando a desagregação e a liberação das partículas do solo. A erosão fluvial é provocada pelo arraste das partículas de solo pelo fluxo de água, seja de enxurradas de águas