Uso do sal verde como incentivo para reduzir o consumo de sódio na alimentação
1. IDENTIFICAÇÃO
A importância da dieta hipossódica e o uso do sal verde como incentivo para reduzir o consumo de sódio na alimentação.
1.1 Publico alvo
Adultos, jovens e idosos que frequentaram a unidade (ESF) Estratégia da Saúde da Família São Sebastião na cidade Barra do Garças MT.
1.2 Classificação
( ) Curso
( ) Evento
( ) Produções
(x)Prestação de serviços
2. PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO
Joana D´arc Dias de Carvalho.
3. COORDENAÇÃO DO CURSO RESPONSÁVEL PELO PROJETO
Tássia Cassimiro Vigato
4. EMENTA
Sal verde empregado como condimento. Dieta hipossódica. Usuários da Estratégia da Saúde da Família. Temperos naturais. Prevenção e controle da hipertensão.
5. JUSTIFICATIVA
O sal verde, empregados como condimento, têm grande importância na alimentação, e podem ser aproveitadas na mudança total ou parcial do sal de cozinha, na forma de sal temperado ou conhecido como “sal de ervas”. O sal de ervas tradicionalmente utilizado em dietas hipossódicas provém da combinação de sal refinado de cozinha e ervas como orégano, manjericão e alecrim desidratados (BEZERRA, 2008).
A Hipertensão Arterial é uma doença crônica, não transmissível, na maior parte dos casos não apresenta sintomas, mas danifica essencialmente o balanceamento dos mecanismos vasodilatadores e vasoconstritores, alterando a pressão sanguínea nos vasos, e consequentemente provocando lesões aos órgãos por eles irrigados (BRASIL, 2001).
A pesquisa está sendo constituída com a intenção de aconselhar, incentivar modificações, apresentar meios de reduzir o consumo excessivo de sal na alimentação, ofertando um produto desidratado a partir de ervas, possibilitando a fabricação de um condimento em casa, como mudança total ou parcial do sal de cozinha (NaCl), oferecendo um produto saudável para pacientes hipertensos, ou para aqueles que desejam usar como modo de prevenção e tornar os alimentos preparados com mais sabor e ainda mostrar os benefícios do