Geologia dos Solos
A dureza poderia ser definida como a capacidade de um mineral de resistir à abrasão de outros materiais, em geral, o grau de dureza é bastante alto em minerais com estruturas internas compactas, nas quais os átomos se encontram os mais próximos possíveis uns dos outros e onde os elos em forma de andaime entre os átomos são muito fortes.
A clivagem é a tendência que têm os minerais de se partir em certas direções, a facilidade da clivagem varia muito de mineral a mineral existem quatro graus de clivagem: perfeita, distinta, indistinta, inexistente. A direção da clivagem é sempre paralela à face cristalina possível ou existente. Entre os minerais que têm clivagem perfeita estão a barita, a calcita, a clorita, o diamante, a galena, a hemimorfita, a rodonita e o topázio.
A dureza de um mineral e seu grau de fragmentação (caso haja) são determinados pela estrutura cristalina do espécime e pela maneira como seus componentes se ligam. A dureza e a clivagem de um mineral estão entre as propriedades mecânicas mais fáceis de serem observadas pelo mineralogista amador; mas as provas que fornecem raramente bastam para se estabelecer em definitivo a identidade de um espécime desconhecido.
2) O que é foma de um mineral?
A forma dos minerais refere-se ao poliedro definido pelas faces naturais do corpo mineral que guardam entre si ângulos bem definidos e características da espécie, quando cristalizados em formas bem identificáveis, os minerais podem ser reconhecidos por esta propriedade.
3) Qual é a definição de mineral, rocha, magma, lava, rocha vulcânica, rocha plutônica, metaformismo, sedimentação e diagênese?
Rocha é um agregado natural de um ou mais minerais e/ou fragmentos de outras rochas e que faz parte importante da crosta sólida da Terra, podem ainda compor uma rocha, o vidro vulcânico, e a materia orgânica.
Magma é uma mistura complexa, em estado de fusão, com predominância de silicatos e