A geografia Política no período entre guerras
A primeira guerra mundial envolveu os principais impérios do mundo, aqueles que se consolidaram desde o século XIX e definiram suas estratégias politicas e econômicas centradas na expenção e hegemonia dentro e fora do continente ( Imperios centrais – Alemanha e Áustria Hungria, eo que restou do império Otomano, A Russia, com uma politica de domínio na Eurásia e o Japão, com uma politica expansionista voltada para Asia e o Pacífico), destaca-se também a Inglaterra e a França,e estados unidos, todos com ideal liberal democrático. Neste conflito estavam presente não apenas o futuro dessas pot^ncias, mas também as relações de poder em escala mundial.
A derrota Alemã acarretou uma série de perdas territoriais e financeiras. O império Austro Hungáro também se desfez em uma série de estados independentes, por meio d tratado de Versalhes. O império Russo de transformou na URSS, transformando-se em um inimigo em potencial de todos os outros demais Estados. Dentre as mudanças políticas e territoriais se destaca a criação de nove novos estados: Polônia, Theco – Eslováquia, Aústria, Hungria, Iugoslávia, Finlândia, Estônia, Letônia e Lituânia
1 – Isaiah hBowman e o balanço do pós guerra:
Publica um livro sobre o quadro politico e geográfico Europeu no pós primeira guerra: The new world. Mesmo o clima de desconfiança em relação ao autor ( um americano tratando de uma guerra ocorrida em solo europeu) Deixando claro que trata-se de uma visão Americana da Europa.
Em seu trabalho Browman afirma que a guerra produziu um mundo novo, mediante as alterações que provocou. O autos apontava os riscos da instabilidade no quadro das relações interestatais, oriundo do desfecho da própria guerra.
Em sua observação, primordialmente aparece a questão entre a Europa Central e os Balcãs, como áreas de perigo potencial. Devido as novas delimitações territoriais as minorias étnicas buscavam abrigo em Estados eu lhes pertencessem ou não,