Ed Geopolitica
A geografia política é um ramo de geografia (e, mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre a política e o território, nomeadamente no que diz respeito à administração. É freqüente a confusão entre geografia política e geopolítica, que na verdade são imbricadas, se sobrepõem em grande parte, mas não se identificam totalmente. Existe uma história de cada um desses saberes que mostra suas origens, suas especificidades, embora em alguns momentos eles tenham se mesclado, se identificado. Em relação a distinção observada entre a geografia política e a geopólítica, é correto afirmar que: O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Exercício 2:
Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafos e sim estrategistas militares. Conseqüentemente, a preocupação básica da geopolítica clássica nunca foi de um conhecimento (geográfico e/ou científico) sobre um aspecto da realidade (a dimensão espacial da política) e sim de estabelecer bases para que o “seu” Estado se fortalecesse no cenário internacional. A geopolítica logo se expandiu, tendo encontrado um clima propício no período pré e entre guerras da primeira metade do século XX. Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, podemos afirmar o que “clima propício” para esta expansão refere-se a: O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Exercício 3:
Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política se deu a partir: O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Exercício 4:
Podemos dizer que existiram ou existem várias interpretações diferentes sobre o que é geopolítica e as suas relações com a geografia política. Essas interpretações, que variaram muito no espaço e no tempo. A concepção de que "a geopolítica seria dinâmica e a geografia política estática”:
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Exercício 5:
Existe um amplo entendimento no campo de estudo da geopolítica de que existiram ou existem várias