ED GEOPOLITICA
Porem, a charge ironiza a não realização dessa situação. Ao contrario de uma abertura economica, revela-se uma forma nova de dominação das potências imperialistas.
2-A A globalização tornou o mundo menor mais íntimo, mais fluído (pelo menos para bens, capitais, informações e pessoas), com uma unica identidade da expressão Aldeia Global. O mundo ficou plano, sem profundidade, superficial, todos os turistas conhecem, ao viajar, as mesmas praias e montanhas, os museus e teatros, os mesmos nativos "exóticos".
3-E Sabemos que o Estado burgues configura-se na Inglaterra em fins do século XVII. Calacado nos princípios de igualdade politica e econômica, esse tipo de estado se propagou até a crise de 1929. Instaura-se um dualismo: Sociedade/Estado no pensamento político ocidental.
Em resumo, pode-se dizer que a burguesia faz do estado seu aparato normativo, uma máquina de poder político que é externo á sociedade.
4-D Historicamente, podemos destacar o próprio papel desenvolvido pelos EUA. Um primeiro ocorreu com A Doutrina Monroe (1823) cuja á máxima "A América para os americanos " traduziu A Liderança dos Estados Unidos sobre o continente. O segundo, no século XX, constitui na política imperialista do Grande porrete (big stick) que resultou numa série de intervenções militares. Quase dois séculos depois (1990) a ALCA é a mais nova representação de uma dominação econômica e política na América.
5-D Considera a relação entre processos políticos e as características geográficas. Trata-se do envolvimento ESTATAL em questões como relações demográficas, urbanas, ecológicas, entre outros.
6-C É um momento que corresponde á bipolarização mundial representada pelos EUA e URSS.
Neste contexto, as disputas bélicas eram notadas em Cuba e no Vietnã, por exemplo, assim como na concorrência de jogos olímpicos e também na famosa corrida espacial. Essa época