resenha critica
Universidade Federal do Pará
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Faculdade de Geografia e Cartografia
Geografia política
Belém 03/2013
Universidade Federal do Pará
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Faculdade de Geografia e Cartografia
Geografia Política
Resumo crítico sobre o capitulo III do livro: “Geografia Politica e Geopolítica – Discurso Sobre o Território e o Poder”
Trabalho referente a avaliação da disciplina Geografia política, ministrada pelo professor Edinaldo , produzido pelos alunos, Roberta , nº matrícula: ; Stalin , N° matrícula: .
Belém 03/2013
Resenha crítica a cerca do livro “Geografia Politica e Geopolítica – Discurso Sobre o Território e o Poder”
Referência
COSTA, M. C. Geografia Politica e Geopolítica – Discurso Sobre o Território e o Poder. São Paulo, Editora Hucitel, Editora da Universidade de São Paulo, 1992.
Conceitos principais
Geopolítica: “é antes de tudo em subproduto e um reducionismo técnico e pragmático da geografia política, na medida em que se apropria de parte de seus postulados gerais, para aplica-los na analise de situações concretas interessando ao jogo de forças estatais projetado no espaço” (COSTA, 1992, p.55).
Estado: “o estado nasce, cresce, e morre em meio de lutas e conflitos biológicos, dominando por duas essências principais (o meio e a raça) e três secundários ( a economia, a sociedade e o governo) ( KJELLEN, R., apud VICENS-VIVES, J., Tratado de geopolítica Barcelona, Ed. Vicens-vives, p. 49 apud idem, p.56). Imperialismo: “(...) numa segunda fase (a mais importante), o seu objetivo é o controle dos mercados em escala mundial. É esse processo que qualifica a nova etapa do imperialista” (idem, p.60)
“(...) expressando uma fase histórica especifica do capitalismo, aliada à expansão territorial dos estados em todo o mundo” (idem, p.61)
Doutrina Monroe: “Qualquer tentativa delas para