Pscicologia na Educação
Deve-se lembrar sempre que as contribuições da psicologia precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar, assim como um espaço propício para a expressão das angústias e das ansiedades inerentes ao processo de formação.
A Psicologia no âmbito da escola deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez as contribuições da psicologia inserindo na equipe educacional prepara os conteúdos a serem ensinados, visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégia que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.
Sendo assim, a psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em isolamento.
A formação dessas habilidades se dá ao longo da interação do indivíduo com o mundo social . ele deve dominar o uso de um numero cada vez maior de objetos e aprender a agir em situações cada vez mais complexas, buscando identificar significados desses objetos e de situações.
Objetos e conceitos existem,