a física aplicada a medicina
INTRODUÇÃO
A Física Médica é uma área multidisciplinar que aplica os conceitos e leis da física, juntamente com os avanços tecnológicos, no que diz respeito à prevenção, diagnósticos, tratamentos e desenvolvimento de técnicas para prática médica.
Em novembro de 1895, Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923), professor de Física de uma universidade alemã, estava fazendo experiências com raios catódicos (elétrons). no dia 8 de novembro deste mesmo ano, Roentgen notou um brilho em uma peça de vidro que se encontrava a pouca distancia do tubo. Notou ainda, além da dependência brilho-ampola, que o brilho persistia mesmo quando a ampola (tubo) era recoberta por papel preto. Roentgen atribuiu ao aparecimento do “brilho” uma radiação que saía da ampola e que também atravessava o papel preto. A esta radiação desconhecida, mas de existência comprovada, Roentgen deu o nome de raios X, posteriormente conhecidos também por raios Roentgen.
O uso de uma placa fotográfica em lugar de peça de vidro foi segundo passo de Roentgen, cujo resultado foi a visualização dos ossos da mão de sua mulher, que serviu de cobaia. Roentgen fez uma serie de observações acerca dos raios X e concluiu que:
Causam fluorescência em certas substâncias;
Enegrecem placas fotográficas;
É radiação do tipo eletromagnética;
São diferentes dos raios catódicos;
Tornam-se “duros” (mais penetrantes) após passar por absorvedores.
O QUE SÃO OS RAIOS X?
O raio X é uma onda eletromagnética, como a luz visível, as ondas de rádio, os raios infra-vermelhos, etc. relembremos que as onda magnéticas tem como característica: a sua frequencia e o seu comprimento de onda, sendo estas duas características inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a frequencia menor será o comprimento de onda:
(Física B – Estudo das ondas)
como o raio X é uma onda de alta energia, seu comprimento de onda é muito curto, na ordem de 10-12m e sua frequencia é da