Relatório Laboratório de Mecânica Clássica
Plano inclinado
Julianne Ribeiro de Oliveira;
Guilherme Silva Amorim dos Santos;
Cristiano Benevides Firmino;
Antônio Arnold Oliveira Rezende.
Relatório referente à primeira nota do Laboratório de Mecânica Clássica,
Ministrada pelo professor Dr. Glaydson Franscisco Barros de Oliveira.
Pau dos Ferros, 2014
Resumo
Foi estudado uma esfera em movimento sobre um plano inclinado, sendo medido tempos em que passa por determinados instantes. Esse procedimento foi feito por todos os membros do grupo a fim de que os erros fossem estudados também. Para isso fizemos um equipamento de medição a baixo custo, com a esfera em meio aquoso para diminuir o atrito com o equipamento.
Sumário
Objetivo Analisar e determinar o tipo de movimento feito pela esfera em um plano inclinado em meio viscoso, saindo do repouso e avaliar sua velocidade sujeita a uma aceleração constante.
Introdução
O movimento da esfera em meio viscoso é influenciado por uma força viscosa, Fv, proporcional à velocidade v, e definida pela relação Fv= b.v, conhecida como lei de Stokes. A esfera está sujeita também a uma força peso P e a força de impulsão I, estas sendo forças constantes. A esfera começa a descer com uma certa aceleração, mas, após um breve intervalo de tempo, a força resultante anula-se quando Fv= P-I e a esfera passa a descer com velocidade constante, no caso de estar em meio viscoso, velocidade limite (máxima). Por essa velocidade ser máxima, a aceleração é nula, ou seja, o movimento tende a ser retilíneo uniforme.
Materiais
1. Madeira como suporte;
2. Pedaço de plástico, PVA usado para forro de casas;
3. Mangueira transparente;
4. Esfera pequena de aço;
5. Dobradiça de porta;
6. Transferidor;
7. Tampinhas;
8. Parafuso grande;
9. Parafusos pequenos;
10. Cola Super bonder;
11. Furadeira;
12. Fita métrica;
13. Água;
14. Calculadora Casio;
15. Ímã;
16. Cronômetro