finanças
Segundo Edmar Lisboa Bacha e Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho o mercado de capitais é uma peça importante para desenvolvimento econômico brasileiro. Através dele é capaz de fazer estratégia de crescimento da economia, diminuição da desigualdade de renda e construção de bem-estar social.
Desta forma esse mercado no Brasil tem se pautado pela necessidade de financiamento da dívida pública. Embora tenha ampla infraestrutura e capacidade de sofisticadas operações financeiras, demonstra timidez no financiamento do setor privado e pouca afeição em operações de longo prazo.
O mercado de capitais e o desenvolvimento da Contabilidade no Brasil
Segundo Hugo Rocha Braga, o mercado de capitais e a contabilidade traz enorme contribuição para evolução do mercado de capitais no Brasil, por meio da melhoria da qualidade da informação contábil, facilitando o entendimento do público interessado no desenvolvimento da empresa.
O ponto de vista que foi adotado é extremamente rico de fatos e acontecimentos que ajudaram o crescimento do mercado de valores mobiliários, no aperfeiçoamento da estrutura das bolsas de valores e na criação de órgãos reguladores governamentais que atendem às necessidades de proteção dos recursos de investidores em ações e outros títulos negociáveis emitidos pelas companhias.
Esses fatores foram determinantes para a atração de capitais estrangeiros, especialmente com a convergência aos padrões internacionais de contabilidade, permitindo a harmonização da linguagem dos balanços em consonância com os princípios contábeis adotados nos principais mercados de valores de países desenvolvidos.
Mercado de Capitais
É uma das formas que pode assumir a intermediação financeira ou troca de recursos entre agentes no sistema capitalista.
Sua finalidade é garantir a capitalização das empresas ao mesmo tempo que proporciona retornos atraentes para seus