A função social da filosofica
*Maria Enoy Brito dos Santos
RESUMO
O presente estudo aborda a relevância do ensino da filosofia como disciplina de formação ética, de autonomia intelectual e pensar critico, considerando que a filosofia exerce a função fundamental no processo de reflexão e leitura critica de mundo. Desse modo, busca-se na literatura reflexões acerca da importância do ensino da filosofia no Ensino Médio. O eixo central do artigo é resultante da observação do ensino da Filosofia como área do conhecimento importante para o pensar critico, é fator relevante para as formações de jovens. A tarefa da Filosofia é suscitar o desejo do conhecimento que permita integrar o homem, o mundo e a natureza numa proposta de compreensão existencial e transformação consciente.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia – Reflexão - Interdisciplinaridade
ABSTRACT
This paper addresses the relevancy of the teaching of philosophy as a discipline of practice chisel, intellectual autonomy and critical thinking, considering that philosophy holds the key Funo reflections on the process of critical reading of the world. Thus, we seek to reflexes in the literature about the importance of philosophy teaching in the Teaching East. The central axis of the article Please Note resulting from the teaching of philosophy as a major area of knowledge to think critically, a factor relevant to young chisel. The task of philosophy to raise the desire of knowledge which enables man to integrate the world and the nature of a proposal of existential understanding and transform consciousness.
Keywords: Teaching Philosophy - Reflection - Interdisciplinary
*Maria Enoy Brito dos Santos. Pisocpedagoga, especialista em educação. E-mail:maenoy_50@hotmail.com
1 INTRODUÇÃO
A educação é um processo que tem como finalidade formar o sujeito capaz de transformar a si próprio e o meio em que vive. De forma articulada a educação e a filosofia